segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Outro texto

Segue um outro texto sobre o mesmo tema.


Século 8 a.C.
Ilíada e Odisséia
por Homero
NOME ORIGINAL - lIlyas / Odysseia (Grécia antiga)
EDIÇÃO NO Brasil - Planeta Jovem; 2003
DO QUE TRATA
"Canto, ó deusa, a cólera de Aquiles" é o verso inicial e o tema central da Ilíada, que em seus mais de 15 000 versos relata a fúria do herói Aquiles, filho de uma deusa e um mortal, e suas trágicas conseqüências na Guerra de Tróia, na qual mata Heitor, o fi lho do rei de Tróia. Odisséia conta as difíceis aventuras que enfrenta Ulisses, rei de Ítaca, e seu retorno para casa após a guerra, onde o esperam sua esposa, Penélope, e o fi lho, Telêmaco.
QUEM ESCREVEU
Homero foi um dos primeiros poetas da Grécia antiga. Pouco se sabe sobre sua vida, mas calcula-se que tenha nascido por volta dos séculos 8 ou 9 a.C. Pelo menos 7 cidades gregas disputam a honra de ter sido seu berço. Já houve até quem questionasse a própria existência do poeta.
POR QUE MUDOU A HUMANIDADE
São os 2 maiores poemas épicos da história, considerados o início da literatura narrativa ocidental. Tiveram enorme influência nas manifestações da arte, da literatura e da civilização do Ocidente, e seus personagens e sagas se tornaram símbolos e sínteses de toda a aventura humana.
Levados pelas diferenças de estilo de cada poema, estudiosos há séculos discutem a hipótese de cada um dos textos pertencer a um autor diferente. Ou de ambos serem a recomposição de poemas anteriores, da tradição oral, reunidos por um poeta anônimo.

 http://super.abril.com.br/cotidiano/iliada-odisseia-445920.shtml



Nenhum comentário:

Postar um comentário