segunda-feira, 15 de agosto de 2011

O golpe da maioridade

Segue atividade sobre o tema da semana.

Golpe da Maioridade - Texto
 Por Miriam Ilza Santana
          Foi a partir do ano de 1835 que surgiu entre os políticos da Corte a ideia de D. Pedro II assumir o trono antes dos 18 anos. Os políticos só viam uma única saída para a crise política que se abatera sobre a nação após a................................. do poder – a reintrodução da autoridade ............................
          Na visão dos ............................– conhecidos como Liberais –, e dos regressistas – os ditos .............................–, a ordem tinha que ser estabelecida e fazia-se necessário o fortalecimento da ............................ do poder central.
          Foi criando vulto o projeto de ........................... da maioridade de D. Pedro II como única forma de se alcançar a salvação ................ Tornava-se necessário e premente que o menino Pedro de Alcântara assumisse imediatamente o seu posto de Imperador do Brasil.
          Os liberais, que se encontravam afastados do poder, instituíram uma associação denominada Clube da .........................., que tinha como líder Antonio Carlos de Andrada e Silva; suas reuniões giravam em torno da melhor forma de se aclamar a tão desejada maioridade de D. Pedro II.
          Foi graças à atuação desse clube que esta chegou mais cedo. Na verdade, os liberais obtiveram ...................... e brindaram a execução de um genuíno golpe político que ....................... os conservadores. Diante deste feito a antecipação da idade legal de D. Pedro II tornou-se conhecida como o Golpe da Maioridade.
          Já no dia 24 de julho de 1840, D. Pedro II formava um novo ministério com os liberais, iniciando o “revezamento” partidário que foi uma característica do ................. Reinado.
          Iniciava-se o Segundo Império, que durou ate o início do golpe militar ....................., a 15 de novembro de 1889.
Curiosidade: o nome completo de D. Pedro II era Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bebiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga.

Complete o texto com as seguintes palavras:
MAIORIDADE –AUTORIDADE  - SEGUNDO – MONÁRQUICA – REPUBLICANO - DESCENTRALIZAÇÃO –  PROGRESSISTAS - ÊXITO – DESTRONOU – CONSERVADORES – ANTECIPAÇÃO - NACIONAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário