segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Ilíada e Odisséia

Segue texto sobre o tema da semana.

ILÍADA
Autor e tema retratado 
A Ilíada é um poema épico cuja autoria é atribuída a Homero, poeta grego, do século VIII a.C. Nesta obra, o autor descreve a Guerra de Tróia (entre gregos e troianos) em vinte cantos.
O nome do homem deriva do grego Ilion que significa Tróia. Após seqüestrarem a princesa grega Helena, os troianos são atacados pelos gregos. Após anos de batalha, os gregos conseguem vencer, após presentearem os troianos com um gigante cavalo de madeira (Cavalo de Tróia). Dentro do cavalo havia centenas de soldados gregos que, de madrugada, saíram da barriga do cavalo e atacaram a cidade inimiga.
Esta obra é uma das mais importantes da antiguidade. Não retrata fielmente a guerra, pois foi escrita quatro séculos após o fato, mas é um ótimo relato histórico sobre a cultura, o comportamento e a vida cotidiana dos gregos antigos. Aquiles, Heitor, Ulisses e Agamenon são os principais personagens deste poema.
Homero utilizou a cultura oral (histórias que o povo contava) para escrever esta obra.
Curiosidade: 
Além da Ilíada, é atribuída a Homero a obra Odisséia, onde é retratado o retorno dos gregos de Tróia para a Grécia. Eles passam por diversas aventuras, enfrentando ciclopes, sereias e outros personagens da mitologia grega.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário