domingo, 22 de julho de 2012

6o.ano: O período pré-homérico

O PERÍODO PRÉ-HOMÉRICO (2000 a.C – 1200 a.C)



       Situado entre 2000 a.C e 1200 a.C, o período pré-homérico remonta às origens do povo grego. É o período em que se desenvolveu a civilização egéia da qual se originaria os primeiros gregos. O termo “egéia” refere-se ao fato de essa civilização ter florescido nos domínios do Mar Egeu que se situa entre a Península Balcânica e a Ásia Menor, no interior do Mar Mediterrâneo.
        A civilização egéia pode ser considerada um período em que duas civilizações se desenvolveram paralelamente com mútuas influências: os cretenses e os micênicos. Embora a civilização cretense tenha ficado conhecida em parte por meio de relatos míticos, como a lenda do Minotauro, a arqueologia revelou características de uma cultura primordial extremamente original e sedutora, onde a mulher possuía um papel importante e que muito provavelmente rejeitava a escravidão.    
      Já a civilização micênica ou ‘aquéia’, era formada pelos aqueus, povo do norte da Península Balcânica, e tinha seu centro na cidade de Micenas. Os aqueus ficaram mais caracterizados pela belicosidade e pela austeridade de uma vida cotidiana mais dura em contraste com o refinamento artístico dos cretenses e seu apego ao bem viver.
       O período pré-homérico, ou Idade do Bronze, ficou marcado pela superação da civilização cretense pela civilização micênica. O declínio de Creta e o progesso de Micenas se acentuou com a invasão de ordas de aqueus que saquearam a ilha, colocando fim a civilização cretense, embora os aqueus acabassem usurpando da herança cultural dos cretenses.
QUESTÕES
  1. Como é conhecido o primeiro período da história da Grécia?
  2. Como é conhecida a civilização que dominou este período e por quê razão é chamada assim?
  3. Quais as duas civilizações que dominaram este período?
  4. Quais as características da civilização cretense, segundo a arqueologia?
  5. Quais as características da civilização micênica ou aqueia?
  6. Como chegou ao fim a civilização cretense?
Para casa: pesquise a lenda do Minotauro, elaborando um pequeno resumo em seu caderno.Elabore também um desenho referente a esta lenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário