sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Aspectos da Cultura Grega

                                       ASPECTOS DA CULTURA GREGA
 A principal inspiração dos gregos eram os deuses e os heróis. Em homenagem a eles, foram construídos templos em todo o mundo grego.
A arquitetura grega destacou-se por três estilos principais: o dórico, o jônico e o coríntio.
No século V a. C, com Péricles, a arquitetura grega alcançou grande destaque.Data desta fase a Acrópole de Atenas, cujas ruínas podem ser vistas ainda hoje. Desse conjunto, destaca-se o Partenon, templo da deusa Atena.
Na escultura os gregos idealizavam suas representações, em vez de construir suas obras através da observação da realidade.
Na literatura, destacam-se obras com Ilíada e Odisseia , cuja autoria se atribui a Homero e Teogonia, de Hesíodo, que narra a origem do mundo e a história dois deuses.
Entre os escritores gregos, destaca-se, ainda , Demóstenes, autor de importantes discursos.
O teatro foi uma das maiores criações dos gregos antigos e sua influência continua até hoje. O teatro grego era composto ,basicamente, de dois gêneros: a tragédia e a comédia. É provável que a origem desses gêneros esteja relacionada às festas em louvor a Dionísio ,deus do vinho. Nas apresentações, os atores, todos do sexo masculino, usavam máscaras para representar papéis de ambos os sexos.
Entre os principais autores de tragédias gregas podemos destacar Ésquilo , Sófocles e Eurípedes. No que se refere às comédias, podemos destacar Aristófanes, que satirizou a sociedade, a política, a justiça, e  os costumes urbanos do seu tempo. Aristófanes costumava afirmar que a diferença entre o ser humano e os outros animais era a capacidade do riso.
A FILOSOFIA E AS CIÊNCIAS
Foi na Grécia que nasceu a filosofia ( philo = amizade; sophia = sabedoria) ,estudo que busca entender a existência humana e os fenômenos da natureza baseados na observação e no pensamento racional. Os filósofos passaram a não aceitar somente as explicações mitológicas para as questões do seu cotidiano. Desenvolveram , assim, uma nova forma de produzir conhecimento.
Sócrates foi um dos principais filósofos gregos. Por incentivar o raciocínio, Sócrates foi acusado de renegar deuses e corromper os jovens .Acabou julgado e condenado a suicidar-se, ingerindo cicuta.
Platão, seguidor de Sócrates, tratou da importância do conhecimento filosófico como forma de ir além da aparência e realmente compreender a natureza e a humanidade.
Aristóteles dedicou-se ao conhecimento da botânica ,zoologia, astronomia, matemática, física, química. No campo da filosofia desenvolveu a lógica. Escreveu sobre arte, política, ética, etc.
Fonte: História e Vida Integrada- Nelson Piletti -6o.ano

Um comentário: