domingo, 25 de março de 2012

9o.ano: Revolução Socialista na Rússia- o início e o fim

 

O início: discurso de Lenin na Internacional Comunista em 1919

O fim: matéria do Jornal Nacional em 25 de dezembro de 1991.

9o.ano: O último czar da Rússia


Registro fotográfico do último Czar da Rússia, da Familia Imperial, da união entre os irmãos e do trágico final em que foram todos assassinados pelos bolchevistas. Música: Peacefull Reflections - Autor-Shamindra

6o.ano: Paleolítico, Neolítico, Idade dos Metais

 

 

 

paleolítico

 

PALEOLÍTICO, NEOLÍTICO, IDADE DOS METAIS

Tudo o que existiu antes da invenção da escrita, ligado ao homem, é considerado Pré-História. Esta fase é dividida em Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais. O Período Paleolítico, ou Idade da Pedra Lascada, vai de 500.000 a.C. a 10.000 a.C. O Paleolítico, por sua vez, é dividido em Inferior (500.000 a.C. - 30.000 a.C.) e Superior (30.000 a.C. – 10.000 a.C.).

O homem Paleolítico era nômade; se mudava constantemente à procura de alimentos e proteção. Alimentava-se de frutas, raízes e carnes de carcaça de algum animal, já que ainda não tinham inventado armas para a caça, até surgir o Homem de Neandertal. Batizado em homenagem à região alemã em que foi encontrada sua ossada, o Neandertal foi o primeiro a fabricar armas. Fazia-as com pedras, madeira e ossos. Seu cérebro era um pouco desenvolvido, fato este que lhe ajudou a desenvolver o andar ereto. Já de 40.000 a.C. a 10.000 a.C. há registros do Homem de Cro-Magnon. Este homem era mais desenvolvido, manifestava suas ações culturais e criava artefatos em sílex.

O Período Neolítico é marcado pelo fim da última era glacial. Por conta das transformações climáticas, florestas e desertos surgiram. É nesta fase que o homem passa de nômade a sedentário. Construía suas aldeias nas margens dos rios, de onde retirava seu alimento. Passou a domesticar animais como cavalos, bois e galinhas. Também conhecida como a Idade da Pedra Polida, foi no período Neolítico que o homem fixou sua morada às margens dos rios, no Crescente Fértil, proporcionando o surgimento das primeiras civilizações do Oriente Próximo. Esse processo ficou conhecido como Revolução Agrícola.

Já no final do período Neolítico, o homem aprendeu a fundir metais. Por isso, a época foi batizada de Idade dos Metais. Primeiramente manuseou o cobre; depois, o estanho. E, por último, a união dos dois metais, originando o bronze.

Fonte: http://www.alunosonline.com.br/historia/prehistoria.html

6o. ano:A evolução humana

 

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Documentário do Discovery Channel sobre a origem do homem, segundo a teoria da evolução:

http://www.youtube.com/watch?v=Ho8SYYOQtU4&feature=related

sábado, 17 de março de 2012

6o.ano: Recordando algarismos romanos

 

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Sistema de Numeração Romana

A civilização romana foi sem dúvida a mais importante entre as civilizações antigas. Assim como outros povos, a necessidade de contar seus bens, como ovelhas, plantações, soldados, fez com que os romanos tivessem necessidade de criar seu próprio sistema numérico. Só que os romanos foram muito espertos: ao invés de inventar outros símbolos, os romanos usaram as letras de seu alfabeto para representar os números.

Veja como funciona sistema de numeração romano

As 7 letras que os Romanos utilizavam como numerais são:

I

1

V

5

X

10

L

50

C

100

D

500

M

1000

Repetindo cada símbolo duas ou três vezes o número fica duas ou três vezes maior. Mas atenção! Não pode repetir mais de três vezes. E mais: os símbolos V, L e D não se repetem.

Veja só alguns exemplos: II à 2, XXX à 30, CCC à 300, MM à 2000

Tem mais...

As letras I, X ou C colocam-se à esquerda de outras de maior valor para representar a diferença entre eles, obedecendo às seguintes regras:

I só se coloca à esquerda de V ou de X;
X só se coloca à esquerda de L ou de C;
C só se coloca à esquerda de D ou de M;

Se um símbolo for colocado à direita de outro símbolo de menor valor, este último símbolo soma o seu valor ao valor do outro, assim: VI (5+1=6) ou CX (100+10=110).

Se um símbolo for colocado à esquerda de outro símbolo de menor valor, este símbolo diminui o seu valor ao valor do outro, veja só: IV (5-1=4) ou CM (1000-100=900).

Fonte:http://www.smartkids.com.br/especiais/numeros-romanos.html

6o.ano: Cruzadinha(Introdução à História)

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9o.ano: Atividade- Primeira Guerra Mundial


ANTECEDENTES DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

Vários problemas atingiam as principais nações europeias no início do século XX. O século anterior havia deixado feridas difíceis de curar. Alguns países estavam extremamente descontentes com a ..................... da Ásia e da África, ocorrida no final do século XIX. Alemanha e Itália, por exemplo, haviam ficado de fora no processo ................... Enquanto isso, França e Inglaterra podiam explorar diversas colônias, ricas em matérias-primas e com um grande mercado ......................... A insatisfação da Itália e da Alemanha, neste contexto, pode ser considerada uma das causas da Grande Guerra.
Vale lembrar também que no início do século XX havia uma forte ....................... comercial entre os países europeus, principalmente na disputa pelos mercados consumidores. Esta concorrência gerou vários conflitos de interesses entre as nações. Ao mesmo tempo, os países estavam empenhados numa rápida corrida ....................., já como uma maneira de se protegerem, ou atacarem, no futuro próximo. Esta corrida bélica gerava um clima de apreensão e medo entre os países, onde um tentava se armar mais do que o outro
Existia também, entre duas nações poderosas da época, uma rivalidade muito grande. A .............. havia perdido, no final do século XIX, a região da Alsácia-Lorena para a Alemanha, durante a Guerra Franco Prussiana. O revanchismo francês estava no ar, e os franceses esperando uma oportunidade para retomar a rica região perdida.
O pan-germanismo e o ...................... também influenciou e aumentou o estado de alerta na ................ Havia uma forte vontade nacionalista dos germânicos em unir, em apenas uma nação, todos os países de origem germânica. O mesmo acontecia com os países eslavos.Fonte: http://www.suapesquisa.com/primeiraguerra/
Complete o texto com as seguintes palavras:
Consumidor – armamentista – pan-eslavismo - partilha – França – Europa - neocolonial – concorrência

9o.ano: Cruzadinha

9o. ano: Primeira Guerra Mundial (Síntese)


A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

Contexto Histórico: grande avanço tecnológico, científico, avanço de capitalismo, neocolonialismo, imperialismo, rivalidades entre potências industriais

Tempo: 1914-1918

Espaço: Europa

Consequências: avanço dos totalitarismos, nacionalismos, grande desemprego, ascensão dos EUA como grande potência mundial.

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

- Disputa por mercados fornecedores e consumidores trouxe inquietação e prenúncios de um conflito entre as nações europeias

- clima de disputas territoriais entre os países industrializados , contribuindo para o agravamento das tensões mundiais

- equilíbrio europeu se rompeu após a unificação da Alemanha (1871) – crescimento surpreendente, superou a França e no início do século XX , disputava com a Grã-Bretannha uma posição hegemônica

- disputa por mercados fez surgir a “paz armada”: países industrializados aumentaram sua produção de material bélico antevendo uma possível guerra

- nacionalismo – Império austro-húngaro (húngaros, croatas, romenos, tchecos, eslovacos, bósnios) –lutava por uma unidade

-clima de rivalidade, hostilidade – acentuou a “política de alianças” – Tríplice Aliança: Alemanha, Áustria-Hungria, Itália – Tríplice Entente: Inglaterra, França, Rússia.

 PRINCIPAIS CONFLITOS

1. franco-alemão: França queria de volta a região da Alsácia e Lorena, perdida para os alemães na guerra de 1870.

2.anglo-alemão: crescimento industrial alemão criou concorrência com a Inglaterra.

3.austro-russo: girou em torno da Sérvia (em 1830 tornou-se independente do Império turco). Pan- eslavismo: Rússia procurava proteger os povos eslavos, presentes na Europa central e nos Bálcãs, subjugados aos impérios turco e austríaco.

4.crise do Marrocos: disputa entre França e Alemanha

5.Crise dos Bálcãs: crescimento da Sérvia e rivalidades entre Rússia, Áustria, Turquia. Em 1906, a Áustria anexou a Bósnia e Herzegovina,frustrando planos de crescimento da Sérvia. Guerras balcânicas fortaleceram a Sérvia, que se voltava contra a Áustria.

A crise diplomática surgiu com o assassinato do arquiduque da Áustria, Francisco Ferdinando (1914) em Saravejo (Bósnia), por um patriota sérvio. Áustria declarou guerra à Sérvia. 

O CONFLITO

3 frentes de batalha:
-frente ocidental: belgas, ingleses e franceses combatiam os alemães
-frente oriental: russos combatiam os alemães
- frente dos bálcãs: sérvios combatiam os austríacos

- guerra de movimento – guerra de trincheiras

- 1915:  Itália entrava na guerra ao lado da Entente.

- 1917: Alemanha investe contra a Inglaterra com a guerra submarina

ENTRADA DOS EUA

- neutros até 1917 – ganhavam mercados ingleses abandonados na América Latina- vários navios americanos afundados pelos alemães. Rússia se retirava da guerra – americanos temiam que se Alemanha ganhasse a guerra não poderiam pagar dívidas com os EUA

- 1918 – Alemanha sofre várias derrotas – internamente movimento operário se reorganizava – monarquia chegava ao fim – fim do segundo Reich – pede a paz em 11 de novembro

domingo, 4 de março de 2012

6o. ano :INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS

Acessem o link abaixo:

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9o. ano- NEOCOLONIALISMO: O MUNDO PARTILHADO



NEOCOLONIALISMO
       Durante o século XIX, principalmente em sua segunda metade, desenvolveu-se um processo de conquistas sobre a África e Ásia, denominado Neocolonialismo. Praticamente todo o continente africano foi conquistado, exceção à Etiópia e à Libéria, pelas potências europeias. Os territórios dominados por Portugal e Espanha eram os mais antigos.
       O Neocolonialismo foi a principal expressão do imperialismo, forma assumida pelo capitalismo a partir da Segunda Revolução Industrial. O domínio das potências europeias não foi apenas econômico, mas completo, ou seja, militar, político e social, impondo à força um novo modelo de organização do trabalho, que pudesse garantir, principalmente, a extração de minérios, para as indústrias da Europa.`A violência militar e a exploração do trabalho, somam-se as imposições sociais, incluindo a disseminação do cristianismo entre os povos nativos, num processo de aculturação e na maioria dos casos, de destribalização.
       Do ponto de vista ideológico, o neocolonialismo foi justificado por uma teoria racista, que julgava que os povos asiáticos e, principalmente africanos, não poderiam, sozinhos, atingir o progresso e o desenvolvimento, cabendo ao europeu levar-lhes essa possibilidade.
       Essas características, que compõem o quadro de exploração afro-asiático, refletiam a nova ordem da economia a partir do século XIX, quando a burguesia tornou-se hegemônica em alguns países. Essa classe proprietária possuía o poder econômico, passou a servir de modelo social e, por último, conquistou o poder político. A hegemonia burguesa e a rápida industrialização deu origem aos grandes conglomerados empresariais e ao capitalismo monopolista, que passou a buscar mercados monopolizados.
       A Partilha Afro-asiática foi um processo desigual, tendo a Inglaterra formado um verdadeiro Império Colonial, ao passo que, Alemanha e Itália (que se unificaram tardiamente) ficaram com um número menor de territórios, fato que é considerado uma das causas para a eclosão da Primeira Guerra Mundial.
       Um dos processos mais destacados durante o avanço do imperialismo foi a abertura dos mercados chineses, primeiro através da Guerra do Ópio (1839-42), que terminou com a derrota da China, que foi forçada a aceitar o Tratado de Nanquim, pelo qual os chineses se comprometiam a abrir cinco portos ao comércio inglês, destacando-se Xangai e Cantão, e além disso cediam o de Hong Kong. Na década de 50, uma intervenção franco-britânica obrigou o governo chinês a fazer novas concessões. Pelo Tratado de Pequim (1860) abriram-se 11 outros portos no país e foram ampliadas as vantagens aos comerciantes estrangeiros.
   O Domínio econômico estrangeiro e a fraqueza do Império, fez surgir no país, diversos movimentos de cunho nacionalista, que atingiu o auge em 1900, quando os representantes estrangeiros em Pequim foram perseguidos e, em resposta, houve a intervenção militar conjunta da Inglaterra, França, EUA, Rússia, Alemanha e Japão.

ATIVIDADES
1) A partir do texto, elabore cinco questões , respondendo-as.
2) Para cada parágrafo do texto, elabore uma frase, sintetizando-o.
3) Monte um quadro  explicativo do texto, contendo os elementos: título do texto, contexto histórico ,espaço , tempo, características.