sábado, 23 de julho de 2011

Segundo Semestre - 6o. ano

Caros alunos dos 6o.s anos,
Segue em anexo um pequeno resumo sobre nosso primeiro tema deste semestre: A Civilização Grega.A herança cultural grega atravessou os séculos, chegando até os dias de hoje.

GRÉCIA – (ESQUEMA - RESUMO )
 Povoamento da Grécia:
 2000 AC: pastores e agricultores ocuparam a Península do Peloponeso
Geografia: Terreno Montanhoso
- dificultou o contato entre as cidades
- formação de cidades-estados (pólis)
- muitas ilhas: favoreceu o comércio marítimo e portos 
Atenas: o berço da democracia
- democracia: governo do povo
- as assembléias
- cidadãos: homens, nascidos na cidade, adultos e livres
- Escravidão: dívidas e guerras
- Atenas: desenvolvimento artístico, filosófico e cultural 
Esparta: a cidade guerreira
- formação de soldados para a guerra
- educação militar
- soldados: falar pouco
- mulher: deveria ser uma “boa reprodutora” 
Religião Grega
- Politeísta : Zeus (deus dos deuses) / Poseidon (deus dos mares) / Hades (deus dos mortos) / Ares (deus da guerra) Afrodite ( deusa do amor)
- deuses: aparência e comportamento de humanos 
Mitologia Grega
- explicações e transmissão de mensagens 
Arte Grega:
- imitação da realidade (esculturas e teatro grego ) 
A origem das Olimpíadas na Grécia
- homenagem a Zeus   - esportes ao ar livre 
http://www.tg3.com.br/grecia/historia_grecia.htm
 

Segundo Semestre - 8o. ano

Caros alunos dos 8os. anos,
Segue texto e atividade referente ao Período Regencial Brasileiro,marcado por revoltas, instabilidade e crises.Vamos entender um pouco deste período e suas consequências na vida política da jovem nação.

PERÍODO REGENCIAL - TEXTO
Toda a agitação política do governo de Dom Pedro I culminou em sua rápida saída do governo durante os primeiros meses de 1831. Surpreendidos com a vacância deixada no poder, os deputados da Assembleia resolveram instituir um governo provisório até que Dom Pedro II, herdeiro legítimo do trono, completasse a sua maioridade. É nesse contexto de transição política que observamos a presença do Período Regencial.
Estendendo-se de 1831 a 1840, o governo regencial abriu espaço para diferentes correntes políticas. Os liberais, subdivididos entre moderados e exaltados, tinham posições políticas diversas que iam desde a manutenção das estruturas monárquicas até a formulação de um novo governo republicano. De outro lado, os restauradores –funcionários públicos, militares conservadores e comerciantes portugueses – acreditavam que a estabilidade deveria ser reavida com o retorno de Dom Pedro I.
Em meio a tantas posições políticas, a falta de unidade entre os integrantes da política nacional em nada melhorou o quadro político brasileiro. As mesmas divergências sobre a delegação de poderes políticos continuaram a fazer da política nacional um sinônimo de disputas e instabilidade. Mesmo a ação reformadora do Ato Adicional, de 1834, não foi capaz de resolver os dilemas do período.
Umas das mais claras consequências desses desacordos foram a série de revoltas deflagradas durante a regência. A Sabinada na Bahia, a Balaiada no Maranhão e a Revolução Farroupilha na região Sul foram todas manifestações criadas em consequência da desordem que marcou todo o período regencial.
Por Rainer Sousa (Graduado em História - Equipe Brasil Escola)
                                                           QUESTÕES
1)      Qual foi a solução encontrada  pelos  deputados para a vacância do poder ocasionada pela abdicação de D.Pedro I ?
2)      Quais as correntes políticas que se destacaram no período regencial? E quais suas características?
3)      Podemos caracterizar o período regencial como instável? Por quê?
4)      Pesquise em livros ou Internet quais foram as principais revoltas do período regencial, datas, locais, características, causas, consequências.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

HQs no Egito

Caros alunos,
Algumas HQs produzidas ficaram muito boas.Infelizmente, a qualidade da imagem na digitalização não é das melhores.Coloco aqui dois exemplos de partes do trabalho realizado por dois alunos, Mariane, do 6b e Pedro, do 6d.Parabéns a todos que se empenharam nesta atividade!!

Mariane:
Pedro: