sexta-feira, 29 de abril de 2011

A luta pela independência da América Espanhola

Olá alunos do 8o.ano,
Segue abaixo o texto da semana.Deve constar do caderno neste bimestre.Como atividade, peço que vocês elaborem um quadro, destacando : 1)Revoluções e  teoria que influenciaram nos movimentos de independência 2) Motivos que levaram à revolta dos colonizados 3) Hierarquia social na América Espanhola antes da Independência.Boa tarefa!

A Independência da América Espanhola
        A independência da América espanhola está relacionada às transformações que ocorreram no século XVIII na Europa e que levaram à ruína o Absolutismo.  A independência das colônias inglesas na América do Norte, a Revolução Industrial, o Iluminismo e a Revolução Francesa causaram um grande impacto na América Espanhola.
        Entre o final do século XV e o inicio do século XVI, a Espanha constituiu na América um imenso império colonial, riquíssimo em metais preciosos e que, até o final do século XVIII, foi a principal fonte de sustento da Coroa espanhola. A Coroa dividiu a administração em quatro vice-reinos; Nova Granada, Nova Espanha, Rio da Prata  e Peru.
        O Pacto Colonial visava permanecer com o monopólio comercial através de uma série de limitações comerciais e de algumas obrigações por parte da colônia. Em meados do século XVIII, a riqueza das colônias espanholas já não era a mesma. Em séculos anteriores sugou praticamente toda riqueza de algumas regiões.A Espanha tornou-se grande devedora da Inglaterra e da França, pois importava produtos, já que seu desenvolvimento industrial era atrasado.
        Para contornar a situação, a Coroa espanhola, aumentou os impostos e restringiu ainda mais o comércio colonial. Tais medidas desagradaram os colonos, em especial os criollos. Além dessas restrições econômicas, os criollos também eram proibidos de tomar decisões políticas, pois o controle estava nas mãos dos Chapetones
        No século XIX, teve inicio o processo de descolonização da América Latina, levando à formação de Estados independentes, cujo modelo econômico era o agrário-exportador. Pouco antes da emancipação, a sociedade colonial se apresentava rigidamente hierarquizada, onde o nascimento, a tradição e a riqueza definiam a posição social do individuo.
A elite colonial, dividia-se em:
Criollos – eram descendentes de espanhóis nascidos na América.
Chapetones – eram pessoas nascidas na metrópole e que possuíam todos os privilégios e ocupavam os altos cargos administrativos.
Camada intermediária – era formada por comerciantes, advogados, médicos, professores, artesãos, etc.
Camada dominada – era formada pela grande maioria da população.
FONTE:http://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/independencia-da-america-espanhola.htm (acesso em 29/04/2011)

Civilização chinesa

Alunos do 6o.ano.
Segue um pequeno texto sobre a civilização chinesa, que passamos esta semana.Deve fazer parte do caderno de vocês para este bimestre.Como atividade , peço que vocês elaborem um quadro, destacando as três civilizações citadas, a época em que cada uma se destacou e as principais caracteristicas de cada uma. Boa tarefa!

CIVILIZAÇAO CHINESA
        A China é uma civilização milenar que acumula mais de 4000 anos de História. Devido sua extensa trajetória, costumamos segmentar os principais acontecimentos desse povo através de uma divisão feita por meio de fatos de natureza política.
         A civilização Xia (2200 A.C. - 1750 A.C.)  é uma das mais antigas civilizações da região chinesa que se tem registro.Os Xia são considerados descendentes diretos dos povos do Neolítico que primeiro ocuparam as regiões próximas do Rio Amarelo. Além disso, estudos apontam que os primeiros sistemas de escrita chineses foram estabelecidos por esta mesma civilização.
        Na região próxima do vale do Rio Amarelo, um outro povo também integrou o conjunto de populações formadoras da civilização chinesa. Formando uma cultura complexa, a civilização Shang (1750 A.C. – 1040 A.C.) contribuiu efetivamente na consolidação de diversos traços do povo chinês. Entre as fontes de estudo, encontramos o desenvolvimento de um sistema de escrita e a fabricação de utensílios feitos através da manipulação dos metais. Na esfera religiosa era comum a realização de rituais que contavam, até mesmo, com a realização de sacrifícios humanos.
         A civilização Zhou (1100 A.C. – 771 A.C.), a última e mais influente civilização formadora da China, formou um sólido governo imperial na região do chamado Reino Médio. Sua mais impactante contribuição na formação cultural chinesa foi de ordem filosófica. Entre os Zhou foi desenvolvida as correntes de pensamento legalista, taoísta e confucionista. Essas duas últimas tornaram-se as duas grandes correntes religiosas do povo chinês.
Firmando sua civilização na porção centro-oeste do atual território chinês, os Zhou sofreram um processo diaspórico. Devido a uma invasão dos povos bárbaros vindos do Oeste, a civilização Zhou foi forçada a se fixar na porção leste da China. Depois de longos anos de estabilidade, um período de intensas guerras (403 A.C. - 221 A.C.), (conhecido como o período dos “Estados Guerreiros”) encerra esta fase inicial da civilização chinesa.

Por Rainer Sousa
Mestre em História
FONTE:

terça-feira, 19 de abril de 2011

Apresentação

Olá queridos alunos,

A partir de agora, temos um novo canal de comunicação!!
Usarei este espaço para postagem de textos, comunicados, recados, publicação de trabalhos...
A colaboração de vocês será essencial para tornar este espaço uma ferramenta útil , prática e produtiva.
Abraço,
Professsora Rosi